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                          IEDI na Imprensa - MP da indústria automobilística tem pontos positivos, mas não deve dar grande impulso ao setor, diz IEDI

                          Publicado em: 05/06/2023

                          Valor Econômico

                          A avaliação é do economista do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial, Rafael Cagnin

                          Marcelo Osakabe

                          A Medida Provisória (MP) da indústria automobilística, assinada nesta segunda-feira (5), acerta em ajudar um setor que convive com grande capacidade ociosa e ter condicionalidades positivas, como conceder descontos maiores segundo critérios ambientais e de densidade industrial. Ainda assim, é pouco provável que ela dê impulso substantivo ao segmento. A avaliação é do economista do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), Rafael Cagnin.

                          "Achei importante ser de curta duração, já que é uma medida anticíclica, não uma política industrial", diz Cagnin. Ele ressalta que a indústria automotiva é uma cadeia longa e que beneficia grande número de fabricantes.

                          Ainda assim, é difícil enxergar como um programa do tipo pode trazer grande impulso à indústria, dado o contexto de famílias endividadas e níveis de juros elevados, diz.

                          Segundo o anunciado hoje pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, o programa terá duração de 4 meses. Para carros, o desconto será de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Já para caminhões e ônibus, o crédito varia entre R$ 36,6 mil e R$ 99,4 mil.

                          Para Cagnin, a questão é cuidar para não cair em um ciclo permanente de renovações do programa.

                          "Não apenas pelo custo fiscal, mas porque esta não é uma política que moderniza a estrutura produtiva do setor, apenas ocupa capacidade ociosa. Já cometemos esse equívoco antes, de confundir ações anticíclicas com política industrial, de modernização da estrutura."

                          Cagnin também vê com bons olhos a transformação do programa, que começou com uma promessa vaga de retorno do "carro popular" e acabou migrando para atender, prioritariamente, a renovação das frotas de caminhões e ônibus. "Carro popular não seria. Dado os atuais níveis de preço, não seria muito aderente à realidade", diz.

                          O programa total deve ter custo de R$ 1,5 bilhão, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A maior parte, R$ 1 bilhão, direcionada ao estímulo para as frotas.

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