DESTAQUE IEDI
22/08/2022
 
Por um país mais integrado no mundo
 
Há muito tempo o IEDI enfatiza a importância de o Brasil melhorar sua inserção no comércio mundial. Integrar-se mais e melhor, diversificando nossas exportações, ampliando nossas vendas de manufaturados, participando de elos de maior valor agregado nas CGV e acessando um conjunto maior de insumos e bens de capital modernos a custos menores, não apenas é urgente, dado o atraso acumulado, como também é desejável. Precisamos de uma agenda firme e incondicional de inserção do Brasil no mundo, pois o risco que corremos é de um isolamento ainda maior frente às transformações geopolíticas e ao avanço tecnológico que estão em curso a nível global.
 
Ao estimular a concorrência e ao ampliar o acesso a matérias primas, bens de capital e tecnologia importados, a redução das barreiras ao comércio mundial promoverá ganhos de produtividade de que o Brasil tanto necessita.
 
 
A participação mais ativa no comércio exterior também traz aprendizados às empresas, por serem expostas a novas formas de competição e ao contato com novas tecnologias, diferentes modelos de negócios e práticas de gestão.
 
 
» Veja o estudo completo

www.iedi.org.br