DESTAQUE IEDI
15/08/2025
 
Concretizando potenciais
 
O desafio climático e ambiental pelo qual o mundo passa vem criando relativo consenso sobre oportunidades que podem se abrir para o Brasil. Seja por nossas riquezas naturais, seja porque já temos expertise em áreas importantes para a transição energética, como em biocombustíveis. A questão é transformar nosso potencial em desenvolvimento efetivo. O estudo “Seizing Brazil’s opportunities in the energy transition” da Johns Hopkins aponta caminhos e identifica obstáculos a serem superados.
 
Partindo de competências e vantagens que já possuímos são identificadas 7 cadeias promissoras: minerais críticos, baterias, veículos elétricos e híbridos, biocombustíveis para aviação, aço de baixo carbono, geradores de energia eólica e fertilizantes verdes.
 
 
O estudo também destaca gargalos na educação, na capacitação de mão-de-obra e na integração da ciência-inovação e empresas-universidades e defende que fazem parte da agenda de política investimentos em infraestrutura, capital humano e energia acessível.
 
 
» Veja o estudo completo

www.iedi.org.br