DESTAQUE IEDI
20/09/2021
 
Agenda IEDI para o desenvolvimento socioeconômico
 
O Brasil não pode mais repetir os erros do passado, nem ignorar o futuro. Devemos enfrentar os obstáculos e divergências em relação ao restante do mundo que nos distanciam de um processo de desenvolvimento socioeconômico. Por isso, o IEDI defende, no documento “Indústria e Estratégia de Desenvolvimento Socioeconômico do Brasil”, uma agenda de ações que melhoram o ambiente de negócios do País e asseguram um desempenho socioeconômico superior. O Instituto entende que a tarefa é complexa e só terá sucesso com coordenação política e debate democrático e qualificado de ideias entre os agentes sociais.
 
É crucial que o País recobre uma trajetória robusta de aumento de produtividade e de competitividade, o que exigirá reformas que corrijam custos sistêmicos e uma estratégia industrial em direção à digitalização e sustentabilidade, tal como vêm fazendo as grandes potências mundiais.
 
 
Para isso, é preciso assegurar algumas precondições, como tranquilidade político-institucional, trajetória de equilíbrio de médio e longo prazo das finanças públicas, redução de nossas desigualdades sociais e melhora da educação e compromisso com a sustentabilidade ambiental.
 
 
» Veja o estudo completo

www.iedi.org.br