14 de julho de 2015

Indústria
A saída é o canal externo


 

 
Encontro do Ministro do Desenvolvimento Indústria e
Comércio Exterior ARMANDO MONTEIRO no IEDI – 06/07/2015

O Brasil precisa de “uma aliança pró-governança” para criar as condições necessárias para garantir um nível mínimo de governabilidade para a atual gestão do país. Esse acordo deveria ser construído a partir da recomposição da base aliada e do diálogo entre o Executivo e as lideranças do Congresso Nacional. O resultado desse diálogo seria uma agenda de “reformas estratégicas em torno de metas macros e micros, além de medidas incrementais”, com potencial para se tornar o ponto de partida para a retomada da confiança e da reversão das expectativas do empresariado. Essa é a avaliação do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Armando Monteiro. “Não podemos ficar paralisados diante das dificuldades políticas que se impõem neste momento e que influencia a atual conjuntura econômica”, propôs ele.

Em encontro promovido pelo IEDI, o ministro fez uma análise da situação do setor industrial no país, apresentou um balanço das recentes ações do governo nesse campo e apresentou os projetos que estão em gestação na pasta com o objetivo de recuperar o crescimento da economia.

O momento delicado que a indústria enfrenta é resultado, segundo Monteiro, de uma conjunção de fatores nos últimos 15 anos, que “alguns traduzem como desindustrialização”. As causas do encolhimento da atividade industrial estão, sobretudo, relacionadas ao aumento de custos sistêmicos e à elevação dos custos de produção, incluídas aí as despesas crescentes com mão de obra, o que gerou outro fator de perda de competitividade na indústria: o descompasso entre esses custos (de pessoal) e a produtividade.

O setor manufatureiro, lembrou o ministro, também sofreu a pressão de custos com a disparada nos preços de importantes insumos, principalmente da energia elétrica, e com a apreciação contínua do câmbio nos últimos anos, com “efeito devastador” para a competitividade.

“Quando enfrentamos esse quadro numa conjuntura de crise fiscal severa, com contração da atividade econômica, qual o espaço para políticas mais ativas de apoio à indústria e à melhoria no ambiente de negócios?” questionou Monteiro, para em seguida responder: “A saída, nessa situação, é o canal externo, uma solução óbvia em função da retração interna.”

Há, porém, desafios internos para levar adiante a inserção na economia mundial. Uma delas é a produtividade da indústria brasileira, prejudicada, na visão do ministro, por questões de “estrutura de capital, custos e qualificação de mão de obra. A modernização de equipamentos é importante, pois gera um resultado virtuoso ao atualizar o parque manufatureiro, determinar a produtividade da economia como um todo e acelerar a atividade econômica.”

Leia aqui o texto completo desta Análise.