15 de janeiro de 2015

Emprego Industrial
Crise Afeta Setores de Ponta e o
Principal Centro Industrial


   

 
O emprego industrial caiu 0,4% em novembro com relação a outubro – considerados os ajustes sazonais – e passou a acumular queda de 3,1% nos onze primeiros meses do ano passado. Em 2014, teremos o segundo resultado mais negativo da ocupação industrial registrado na série histórica do IBGE iniciada em 2003 – o pior resultado ocorreu em 2009 (–5,0%), decorrente dos efeitos do ápice da crise internacional. A crise do emprego industrial evidenciou-se nos anos de 2012 (–1,4%) e 2013 (–1,1%), mas, no ano passado, ela se mostrou mais grave: atingiu fortemente os setores de alta tecnologia e é bastante acentuada nos principais centros industriais do País.

De fato, no período janeiro-novembro de 2014, a retração do número de ocupados na indústria nacional (–3,1%) decorreu do fechamento de postos de trabalho em treze dos catorze locais e em dezesseis dos dezoito setores investigados pelo IBGE. Entre os locais, destaca-se a queda de 4,3% do número de ocupados no principal parque industrial brasileiro, o de São Paulo – vale observar, 2014 vai se configurando como o pior resultado da indústria paulista na série histórica de emprego do IBGE. No Rio de Janeiro e em Minas, outros dois grandes centros industriais do País, o emprego industrial recuou igualmente 2,7% nos onze primeiros meses de 2014.

Em termos setoriais, ainda considerando o acumulado janeiro-novembro, o emprego industrial encolheu não somente em setores tradicionais da economia brasileira, como os de calçados e couro (–8,0%), vestuário (–3,4%) e produtos têxteis (–4,5%), mas também em setores de ponta, de alta tecnologia, como os de máquinas e equipamentos (–5,6%), meios de transporte (–5,2%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (–7,0%) e refino de petróleo e produção de álcool (–7,7%). A evolução do emprego industrial só dará sinais de melhoras quando a atividade produtiva da indústria se recuperar de modo mais consistente, algo que não se espera para este início de ano.


  

 
Em novembro, o emprego industrial assinalou queda de 0,4% em comparação ao mês imediatamente anterior na série livre de efeitos sazonais. Na comparação mensal (mês/ mesmo mês do ano anterior), o contingente de trabalhadores no setor industrial assinalou decréscimo de 4,7%, trigésima oitava taxa negativa nesta comparação. No acumulado entre janeiro e novembro de 2014 frente a igual período de 2013, o emprego fabril registrou queda de 3,1%. No acumulado nos últimos doze meses em relação a período imediatamente anterior, o emprego obteve decréscimo de 3,0%, comparativamente a –2,8% obtido em outubro.

Regionalmente, no confronto entre novembro de 2014 e novembro de 2013, o emprego industrial recuou em todas as regiões pesquisadas pelo IBGE. O principal impacto negativo foi observado em São Paulo (–6,1%), seguido por Minas Gerais (–4,5%), Região Nordeste (–3,8%), Paraná (–4,8%), Rio Grande do Sul (–4,4%) e Região Norte e Centro–Oeste (–4,2%).

No acumulado entre janeiro e novembro em comparação aos mesmos onze meses de 2013, 13 localidades apresentaram queda no contingente de pessoal ocupado, com destaque para a São Paulo (–4,3%), seguido pelo Rio Grande do Sul (–4,3%), Paraná (–4,3%), Minas Gerais (–2,7%), Região Nordeste (–1,9%), Rio de Janeiro (–2,7%) e Região Norte e Centro–Oeste (–1,4%). Pernambuco (0,4%), por sua vez, exerceu a única pressão positiva nesta comparação.

Na comparação com mesmo mês do ano anterior, houve queda do emprego em dezesseis dos dezoito ramos pesquisados. Os segmentos que representaram as maiores contribuições negativas foram: alimentos e bebidas (–4,0%), meios de transporte (–7,7%), produtos de metal (–8,3%), máquinas e equipamentos (–6,6%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (–8,2%), calçados e couro (–7,9%), vestuário (–4,8%), outros produtos da indústria de transformação (–6,5%) e metalurgia básica (–5,8%). As duas influências positivas sobre a média da indústria ocorreram nos setores de produtos químicos (1,0%) e de minerais não–metálicos (0,1%).

No acumulado do ano, dentre os dezesseis setores a apresentar queda no emprego industrial, as contribuições negativas mais significativas vieram de produtos de metal (–7,2%), máquinas e equipamentos (–5,6%), meios de transporte (–5,2%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (–7,0%), calçados e couro (–8,0%), vestuário (–3,4%), outros produtos da indústria de transformação (–4,3%), produtos têxteis (–4,5%) e refino de petróleo e produção de álcool (–7,7%). Por outro lado, os setores de produtos químicos (1,5%) e minerais não–metálicos (0,8%) responderam pelos impactos positivos.

  


Número de Horas Pagas. O número de horas pagas obteve redução de 0,9% na passagem entre outubro e novembro na série livre dos efeitos sazonais. No confronto com o mesmo mês do ano anterior, a quantidade de horas pagas aos trabalhadores assinalou decréscimo de 5,5%. Regionalmente, os maiores impactos negativos vieram de São Paulo (–7,3%), Região Nordeste (–5,4%), Minas Gerais (–5,2%), Paraná (–5,9%), Região Norte e Centro–Oeste (–4,5%) e Rio Grande do Sul (–4,8%). Na comparação acumulada no ano passado até novembro, houve recuo no número de horas pagas de 3,7%, enquanto nos últimos doze meses encerrados em novembro de 2014, a variação foi de –3,6%.

Folha de Pagamento Real. No mês de novembro, a folha de pagamento real na indústria apresentou queda de 2,6% em relação ao mês anterior, na série livre dos efeitos sazonais. Frente a novembro de 2013 o resultado apresentou queda de 5,6%. Esse desempenho deveu–se ao decréscimo da folha de pagamento real em treze das catorze localidades e todos os setores pesquisados. No acumulado dos onze primeiros meses de 2014, a folha de pagamento real da indústria nacional decresceu 0,8% contra igual período de 2013. Nos últimos 12 meses encerrados em novembro, a variação foi de –1,0%.

 

 

 

 

 

 

Leia outras edições de Análise IEDI no site do IEDI


Leia no site do IEDI: A Reorientação do Desenvolvimento Industrial - Sem uma indústria eficiente e inovadora, será difícil superar as barreiras para acelerar o desenvolvimento brasileiro.