30 de março de 2014

PIB
Indústria: Três trimestres
de queda é recessão


   

 
São três trimestres consecutivos de queda do Valor Agregado (VA) da Indústria brasileira: –0,1%, –0,2% e –0,8%, respectivamente, no terceiro e quarto trimestres de 2013 e primeiro trimestre de 2014 – taxas de variação no trimestre com relação ao trimestre imediatamente anterior, com ajuste sazonal. Os dados das Contas Nacionais Trimestrais divulgadas hoje pelo IBGE mostram, portanto, que a indústria nacional está em recessão.

Esse comportamento da Indústria é o resultado do quadro recessivo da Indústria de Transformação (cujo VA variou –0,2%, –0,5% e –0,8%) e da Construção Civil (–0,7%, –0,5% e –2,3%) naquele período, ou seja, no terceiro e quarto trimestres de 2013 e primeiro trimestre de 2014. A crise da Indústria de Transformação reflete, além dos fracos desempenhos das economias doméstica e internacional, sua perda de competitividade observada há mais de meia década. A Construção, por sua vez, vive um final de forte ciclo de expansão de suas atividades.

Junta-se a esses destaques negativos, a evolução decrescente da Formação Bruta de Capital Fixo também no terceiro e quarto trimestres de 2013 e primeiro trimestre de 2014: –2,0%, –1,2% e –2,1%, nessa ordem – variação no trimestre com relação ao trimestre imediatamente anterior. São quedas expressivas, explicadas pelo baixo dinamismo da economia brasileira e pela queda das expectativas empresariais.

O cenário frágil da economia brasileira no primeiro trimestre de 2014 também pode ser observado pelo lado do Consumo das Famílias, o qual apresentou ligeira queda de 0,1%, e pelo lado externo: as exportações caíram 3,3% e as importações, que decresceram nos dois últimos trimestres de 2103, voltaram a crescer (1,4%) no primeiro trimestre deste ano. Todos esses resultados implicam um futuro próximo com maiores restrições para o Brasil. As estimativas de crescimento do PIB neste ano serão revistas para baixo.
  

 
Segundo o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) do país avançou 0,2% no primeiro trimestre de 2014, em relação ao último trimestre de 2013 já considerado o ajuste sazonal. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o crescimento foi de 1,9%. No acumulado dos últimos quatro trimestres, o PIB expandiu-se 2,5%, atingindo R$ 1.204,5 bilhões em termos nominais.

O desempenho do primeiro trimestre do PIB em relação ao trimestre anterior (com ajuste sazonal) foi resultado da expansão de 3,6% das atividades de agropecuária e de 0,4% dos Serviços. Nessa mesma comparação, o PIB da Indústria caiu 0,8%.

No acumulado dos quatro últimos trimestres, o crescimento foi liderado pela Agropecuária (4,8%), seguida pelos Serviços (2,2%) e pela Indústria (2,1%). O desempenho geral da Indústria, nessa comparação, foi liderado pela Produção e distribuição de eletricidade, gás e água (3,6%), seguida pela Indústria de Transformação (2,6%), Construção (1,7%) e Extrativa Mineral (0,6%).

 

 
Sob a ótica da demanda, na comparação com o quarto trimestre de 2013 (com ajuste sazonal), chama atenção a contração de 2,1% da formação bruta de capital fixo e de 0,1% do consumo das famílias. As contribuições positivas ficaram, então, a cargo do consumo do governo (0,7%) e dos serviços (0,4%). As exportações apresentaram queda de 3,3% nessa comparação, enquanto as importações cresceram 1,4%.

No acumulado dos últimos quatro trimestres, a formação bruta de capital fixo cresceu 4,1%. Os demais componentes da demanda doméstica, por sua vez, cresceram a taxas semelhantes à do total do PIB: expansão de 2,5% do consumo das famílias e de 2,2% do consumo do governo. O desempenho das exportações foi positivo, de 4,5%, mas inferior ao crescimento das importações, de 6,8%.

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia outras edições de Análise IEDI no site do IEDI


Leia no site do IEDI: A Multiplicação dos Acordos Preferenciais de Comércio e o Isolamento do Brasil - Estudo acerca de acordos comerciais internacionais e a posição brasileira.