10 de janeiro de 2014

Indústria Regional
Novembro: um banho de água fria


   

 
Em termos regionais, a produção industrial ficou muito a desejar no mês de novembro: em nove dos catorze locais pesquisados pelo IBGE, a atividade produtiva industrial recuou frente a outubro – com ajuste sazonal.

A produção caiu em todos os estados do sul, nos dois estados do norte contemplados na pesquisa do IBGE (Amazonas e Pará), em Goiás, no Ceará, no Espírito Santo e em São Paulo. Vale lembrar que, nesses estados, a variação da produção foi positiva em outubro, o que, especificamente para os estados do sul, parecia confirmar uma trajetória positiva de evolução.

No entanto, o maior banho de água fria vem de São Paulo. Neste estado, onde se encontra boa parte do parque industrial do país e a indústria mais diversificada, a produção não se firma. E isso não é de hoje; desde 2012, a produção industrial paulista vem oscilando, num movimento de gangorra já bem caracterizado por esta Análise. Para se ter uma ideia, no segundo semestre de 2013 as variações da produção da indústria de São Paulo foram as seguintes: –3,6%, 3,8%, –2,1%, 2,3%, –0,3%, de julho a novembro, nessa ordem.

A produção paulista fechará o ano de 2013 com resultado positivo – no acumulado dos onze primeiros meses, registrou-se crescimento de 1,4%. Mas, será um resultado não de todo favorável, sobretudo após o fraco ano de 2011 (0,6%) e a forte queda de 2012 (–3,8%).

Ainda assim, a expectativa é a de que a indústria comece em 2014 a apresentar uma trajetória de crescimento positivo, ainda que não robusto, ou ainda, comece a traçar um caminho ascendente, muito devido aos estímulos do câmbio mais desvalorizado e da realização dos investimentos dos últimos anos.

Leia aqui o texto completo desta Análise.