4 de dezembro de 2013

Indústria
Uma rara sequência de crescimento


  

 
São três resultados positivos seguidos. Desde o início de 2010, a indústria brasileira não lograva tal feito. De fato, com o avanço de 0,6% em outubro, a produção industrial cresceu por três meses consecutivos (0,2% e 0,5%, respectivamente, em agosto e setembro – dados revistos pelo IBGE – e todas essas taxas calculadas com relação ao mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal).

Será que esses resultados significam que aquele movimento de gangorra, aquele “sobe-desce” observado há muitos meses na evolução da produção industrial ficou para trás? Será que os ajustes de níveis de produção já foram finalizados nos diferentes segmentos da indústria? Será que a produção da indústria brasileira começou, portanto, a entrar numa trajetória de crescimento mais consistente?

Ainda é cedo para tal vaticínio. Mas, a expectativa é que algo tenha mudado na indústria brasileira de forma que a produção industrial passe a oscilar menos e inicie 2014 com taxas de crescimento positivas. Isso não quer dizer que a indústria começará, nos primeiros meses do próximo ano, a caminhar a passos mais largos; pelo contrário, a expectativa é que a produção continue em ritmo de crescimento modesto – no entanto, vale frisar, evoluindo a taxas positivas: essa seria a “boa” notícia.

2013 já pode ser marcado como um ano muito fraco para a indústria nacional. Nos dez primeiros meses de 2013, a produção industrial acumula crescimento de apenas 1,6%. Esse resultado, é bom que se diga, foi muito favorecido pela recuperação dos setores de bens de capital e de bens duráveis, cujas produções cresceram, respectivamente, 14,9% e 1,6% no período janeiro-outubro deste ano – vale lembrar que, em 2012, a produção nesses setores recuou 11,8% e 3,4%, nessa ordem.

O setor de maior peso e que mais reflete o dinamismo da indústria ficou praticamente estagnado em 2013: a produção de bens intermediários aumentou 0,1% de janeiro a outubro deste ano. É nesse setor que se evidencia os efeitos do caminhar vagaroso da economia doméstica e, principalmente, da forte concorrência dos produtos importados. Provavelmente, a produção industrial fechará este ano com crescimento em torno de 2,0%, um resultado que não recupera a queda de 2,6% registrada em 2012.

O cenário da indústria até outubro de 2013 pode ser assim resumido: a atividade que mais positivamente influenciou a produção foi a de veículos automotores (aumento de 10,3% no período janeiro-outubro), impulsionada, em boa medida, pela maior fabricação de caminhão-trator para reboques e semirreboques, caminhões, automóveis, veículos para transporte de mercadorias e reboques e semirreboques. Em seguida vieram as atividades de refino de petróleo e produção de álcool (7,4%), de máquinas e equipamentos (6,8%), de outros equipamentos de transporte (7,6%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (5,3%) e de borracha e plástico (2,8%).

Por outro lado, os principais impactos negativos ao longo dos dez primeiros meses de 2013 vieram das atividades de edição, impressão e reprodução de gravações (–10,2%), farmacêutica (–9,1%), indústrias extrativas (–4,4%), metalurgia básica (–2,8%) e bebidas (–2,8%).
 

 
A produção industrial avançou de 0,6% em outubro com relação a setembro, já descontados os efeitos sazonais. Esse desempenho deveu-se ao crescimento da produção em três das quatro categorias de uso e em 21 dos 27 ramos pesquisados pelo IBGE. Entre as categorias de uso, bens de consumo semi e não duráveis assinalou a maior expansão (1,0%) em outubro de 2013. Também foram registrados aumentos de produção nos setores produtores de bens de capital (0,6%) e de bens intermediários (0,3%). A produção de bens de consumo duráveis (–0,6%) foi a única que registrou queda em outubro de 2013.

Entre as atividades, as principais influências positivas sobre o total da indústria vieram das atividades de edição, impressão e reprodução de gravações (13,1%), máquinas e equipamentos (2,7%), refino de petróleo e produção de álcool (2,2%) e indústrias extrativas (2,0%).

Outras contribuições positivas relevantes vieram de perfumaria, sabões, detergentes e produtos de limpeza (5,6%), produtos de metal (2,8%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (3,4%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (5,2%) e material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (3,4%). Por outro lado, os resultados negativos de maior impacto na indústria vieram das atividades de veículos automotores (–3,1%), bebidas (–5,9%), outros produtos químicos (–2,2%) e alimentos (–0,6%).

Com relação a outubro de 2012, produção industrial em geral cresceu 0,9% no mês de outubro deste ano, resultado decorrente exclusivamente do desempenho do setor de bens de capital, cuja produção avançou 18,8% nessa comparação, já que nos setores de bens de consumo duráveis, de bens de consumo semi e não duráveis e de intermediários, a produção recuou, respectivamente, 3,2%, 0,7% e 0,7%.

Ainda nessa comparação, as atividades que mais influenciaram positivamente a produção industrial foram: máquinas e equipamentos (11,4%), refino de petróleo e produção de álcool (5,1%), outros equipamentos de transporte (11,8%), veículos automotores (2,4%), perfumaria, sabões, detergentes e produtos de limpeza (12,7%), produtos diversos (27,4%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (12,7%) e produtos de metal (5,4%). Por outro lado, as atividades que mais negativamente impactaram a produção foram: farmacêutica (–17,9%), bebidas (–10,4%), alimentos (–2,4%), metalurgia básica (–3,5%) e indústrias extrativas (–3,0%).

 

 
No acumulado dos primeiros dez meses frente a igual período de 2012, a produção da indústria nacional avançou 1,6%, com taxas positivas em três das quatro categorias de uso e 16 dos 27 ramos pesquisados pelo IBGE. Entre as categorias de uso, o maior aumento da produção foi registrado no setor de bens de capital (14,9%). Em seguida, vem o setor produtor de bens de consumo duráveis (1,6%) e o de bens intermediários (0,1%). A produção do setor de bens de consumo semi e não duráveis acumula queda de 0,2% no período janeiro-outubro.

Entre as atividades, a que mais positivamente influenciou a produção da indústria em geral foi a de veículos automotores (aumento de 10,3% no período janeiro-outubro). Em seguida vieram as atividades de refino de petróleo e produção de álcool (7,4%), de máquinas e equipamentos (6,8%), de outros equipamentos de transporte (7,6%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (5,3%) e de borracha e plástico (2,8%). Por outro lado, os principais impactos negativos ao longo dos dez primeiros meses de 2013 vieram das atividades de edição, impressão e reprodução de gravações (–10,2%), farmacêutica (–9,1%), indústrias extrativas (–4,4%), metalurgia básica (–2,8%) e bebidas (–2,8%).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia outras edições de Análise IEDI no site do IEDI


Leia no site do IEDI: A Multiplicação dos Acordos Preferenciais
de Comércio e o Isolamento do Brasil
- Estudo acerca dos
acordos comerciais internacionais e a posição brasileira.