3 de dezembro de 2013

PIB
Um trimestre para não ser repetido


   

 
O terceiro trimestre deste ano foi marcado por reversões que, ainda que em alguma medida esperadas, deverão ser acompanhadas mais de perto. Além do resultado negativo global do PIB - queda de 0,5% com relação ao segundo trimestre - há, nos números do IBGE divulgados hoje, mudanças muito desfavoráveis no desempenho das atividades da economia brasileira.

Em primeiro lugar, destaca-se o recuo de 3,5% do valor agregado (VA) do setor agropecuário no terceiro trimestre deste ano, após aumentos de 5,8% e 4,2%, respectivamente, no primeiro e segundo trimestres – taxas calculadas com relação ao trimestre imediatamente anterior, com ajuste sazonal. Provavelmente, esse desempenho não se repetirá no último trimestre de 2013, mas ele já sinalizou que o valor agregado da agropecuária se aproximará mais de uma taxa de crescimento de 7,5% do que (como antes poder-se-ia se imaginar) de 10,0% no ano como um todo – em 2012, o VA da agropecuária caiu 2,1%.

O valor agregado da indústria em geral, após esboçar uma reação mais contundente no segundo trimestre (+2,2%), perdeu ritmo e praticamente ficou estável no terceiro trimestre (0,1%) – taxas também calculadas com relação ao trimestre imediatamente anterior, com ajuste sazonal. Portanto, a indústria voltou àquele padrão de crescimento baixo, observado desde o terceiro trimestre de 2010.

Esse desempenho decepcionante da indústria no terceiro trimestre deveu-se às retrações dos valores agregados da transformação (–0,4%) e da construção (–0,3%) nesse mesmo trimestre. A construção vive um final de ciclo e, portanto, apresentará mais um ano fraco: crescimento próximo de 2,0% neste ano, após a expansão tímida de 1,4% registrada em 2012. A transformação, por sua vez, continua num cenário bastante adverso, movido a muitas incertezas, e talvez somente consiga repor, neste ano, a queda de 2,4% de seu VA observada em 2012.

Mudança de padrão também é vista no setor de serviços. O aumento do valor adicionado desse setor foi de 0,1% no terceiro trimestre, com comércio estagnado (0,0%), intermediação financeira e seguros em queda (–0,2%) e serviços de informação perdendo fôlego (ao passar de um aumento de 2,3% no segundo trimestre para um de 0,7% no terceiro) – taxas com relação ao trimestre imediatamente anterior, com ajuste sazonal. No acumulado do ano até o terceiro trimestre, apesar desse desempenho mais fraco, os VAs de serviços e do comércio apresentam taxas de crescimento relativamente boas: 2,1% e 2,4%, respectivamente.

Do lado da demanda, comparando uma vez mais o terceiro trimestre e o segundo, cabe destacar também os recuos de 2,2% e 1,4% da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) e das exportações, nessa ordem. No caso da FBCF, interrompeu-se uma trajetória positiva e expansiva que vinha sendo observada desde o último trimestre do ano passado. Ainda assim, a expansão de 6,5% no acumulado dos três primeiros trimestres do ano levará a FBCF a um crescimento neste ano que recomporá a queda de 2012 (–4,0%). Ou seja, o ano de 2013 será um ano bom para os investimentos; o que não é tão bom é que essa queda acentuada no terceiro trimestre não deixa claro qual é o ritmo atual de crescimento dos investimentos.

Quanto às exportações, após o aumento de 6,8% no segundo trimestre – que recuperava a queda de 5,1% do primeiro –, o recuo de 1,4% anotado no terceiro trimestre, ainda que esperado, compromete os resultados para frente. O aumento de 1,4% das exportações no acumulado dos três primeiros trimestres deste ano é muito pouco e deixa claro que o Brasil terá mais um ano de exportações fracas (+0,5% em 2012).

Ainda no lado externo, as importações voltaram com tudo neste ano: crescimento de 9,6% no acumulado dos três primeiros trimestres de 2013. É verdade que esse resultado pode refletir, em boa parte, as importações de petróleo e derivados. No entanto, ele também volta a aparecer com um fantasma para a indústria nacional.
  

 
Os números do IBGE sobre o Produto Interno Bruto do terceiro trimestre de 2013 apontam recuo da ordem de 0,5% em relação ao segundo trimestre do referido ano, já considerando o ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o PIB apresentou expansão de 2,2%. Considerando o acumulado nos quatro últimos trimestres, o crescimento foi de 2,3%. Em valores nominais, o PIB do terceiro trimestre de 2013 atingiu R$ 1.213,4 bilhões.

Ótica da Oferta. Destacam-se as performances nada favoráveis da agropecuária e da indústria no terceiro trimestre deste ano. A primeira apresentou recuo de 3,5% do valor agregado (VA) em relação ao trimestre imediatamente anterior. Já a indústria permaneceu praticamente estável, com variação de 0,1% de seu VA. O desempenho da indústria foi, em grande medida, sustentado pela expansão da indústria extrativa mineral, cujo VA apresentou expansão de 2,9% ante o segundo trimestre de 2013, já que os VAs da transformação e da construção caíram, respectivamente, 0,4% e 0,3%. Na comparação com o terceiro trimestre de 2012, a indústria como um todo apresentou crescimento de 1,9% e obteve resultados positivos para todas as atividades que a compõem. Nessa base de comparação, merece destaque a construção civil, que apresentou crescimento de 2,4%, influenciado pelo crescimento das operações de crédito com recursos direcionados.

 

 
Ótica da Demanda. Destacam-se aqui os desempenhos também desfavoráveis da formação bruta de capital fixo (FBCF), do setor externo e o do consumo. A primeira apresentou recuo de 2,2% em relação ao segundo trimestre de 2013. No setor externo, as exportações recuaram 1,4% no terceiro trimestre. Por outro lado, o consumo das famílias e a despesa de consumo da administração pública apresentaram crescimento nesse trimestre, 1,0% e 1,2%, respectivamente.

Já, na comparação com o terceiro trimestre de 2012, a formação bruta de capital fixo (FBCF) cresceu 7,3%. Esse crescimento se deve a expansão da produção interna de bens de capital. A despesa de consumo das famílias, por sua vez, cresceu 2,3% em comparação ao terceiro trimestre de 2012. Esse desempenho foi impulsionado, entre outros motivos, pelo comportamento da massa salarial real.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia outras edições de Análise IEDI no site do IEDI


Leia no site do IEDI: A Multiplicação dos Acordos Preferenciais de Comércio e o Isolamento do Brasil - Estudo acerca de acordos comerciais internacionais e a posição brasileira.