3 de maio de 2013

Indústria
Trimestre também reflete
reveses nas exportações


  

 
Após subir 2,7% em janeiro e cair 2,4% em fevereiro, a produção da indústria brasileira voltou a crescer em março (+0,7%). Esse resultado decorreu do desempenho positivo da produção em quase todos os grandes setores da indústria: bens de capital (0,7%), bens intermediários (0,8%) e bens de consumo duráveis (4,7%) – no setor de bens de consumo semi e não duráveis, a produção recuou 0,5% (todas as taxas calculadas com relação ao mês imediatamente anterior).

Embora não tenha sido um movimento generalizado (a produção aumentou, no mês de março com relação a fevereiro e com ajuste sazonal, somente em treze dos vinte e sete ramos da indústria pesquisados pelo IBGE), o desempenho supracitado dos grandes setores da indústria pode ser um sinal de que, em março, a indústria brasileira retomou o caminho de recuperação de seus níveis de produção, ou ainda, de que este mês marcou a entrada da indústria numa nova trajetória positiva de crescimento. A expectativa é de que a indústria mostre resultados mais robustos no segundo trimestre e alcance um crescimento de 2,5% no ano.

Cabe também olhar para trás, ou seja, observar o que aconteceu no primeiro trimestre deste ano, de acordo com os dados do IBGE. No geral, a produção industrial caiu 0,5% no acumulado dos três meses iniciais deste ano frente igual período de 2012 – vale lembrar que, no primeiro trimestre do ano passado, a produção havia caído 3,2%.

Esse resultado da produção industrial brasileira no primeiro trimestre deste ano reflete alguns fatores já bem conhecidos (a evolução fraca da economia doméstica e a forte concorrência dos bens importados) e um fator novo, que já se manifestara no ano passado e que permanece de modo evidente neste início de ano, qual seja: a retração das exportações de produtos típicos da indústria manufatureira.

De fato, segundo estudo do IEDI, as exportações de produtos industriais caíram 5,0% no primeiro trimestre deste ano. A falta de competitividade do produto industrial nacional nos mercados internacionais está contribuindo, e talvez neste momento de modo preponderante, para os resultados pífios da indústria observados nesses meses iniciais de 2013.

Leia aqui o texto completo desta Análise.