26 de novembro de 2012

Indústria
Comércio e indústria


  

 
As vendas do varejo brasileiro cresceram 8,9% em termos reais nos três primeiros trimestres deste ano sobre igual período do ano passado, contra uma evolução de 6,7% no ano como um todo de 2011. Esta é uma indicação de que está em curso uma aceleração do nível de atividade do setor no corrente ano. Os dados são referentes ao "comércio restrito" de bens, não englobando o comércio de automóveis, autopeças e de material de construção. Considerando o "varejo ampliado", que inclui estas atividades, o avanço no ano é inferior, mas, mesmo assim, muito expressivo: 7,8%.

Ainda que o desempenho do último trimestre de 2012 venha a ser mais fraco, o resultado deste ano será excepcional porque se dá em um contexto de aumento de apenas 1,5% do PIB e de um impulso modesto do crédito ao consumidor se comparado aos anos anteriores. O dinamismo do varejo é indicativo de que o baixo crescimento econômico, que já se impõe pelo segundo ano consecutivo, não se dá por deficiência no consumo de bens.

A análise dos segmentos que mais vêm se destacando é reveladora das atuais tendências de consumo da população. A elevação de vendas no acumulado do ano em "equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação" (+13,5%) e em "móveis e eletrodomésticos" (+13,1%) corresponde à diversificação do consumo por parte das dezenas de milhões de novos consumidores que ingressaram no mercado consumidor desde 2005. Inovações de produto nesses setores (celulares e equipamentos de informática, especialmente) e incentivos tributários, como a redução de IPI na compra de móveis e de bens duráveis da chamada linha branca, concorreram para renovar e intensificar as vendas em 2012.

Em outro setor vale também a observação quanto à diversificação para além do orçamento básico da população como indutora de aumento de vendas: "artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos", cujo acréscimo real de vendas até setembro chegou a 10,9%. Convém assinalar que em todos os ramos acima o quadro de pronunciada expansão vem se repetindo desde o pós-crise de 2008.

A maior contribuição ao crescimento global do varejo em 2012 veio, no entanto, do segmento mais representativo do consumo familiar de base: "hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e bebidas", com variação de 8,9%, taxa esta que foi juntamente com a de 2010 a maior já registrada na pesquisa do varejo do IBGE (desde 2001). O que explica tal reforço dos gastos em alimentos e bebidas em 2012 foi, além da manutenção do crescimento do emprego, a elevação do salário mínimo (+7,5% em termos reais).

Há um contraste muito acentuado entre os índices do varejo e os da indústria, muito embora as duas séries pesquisadas pelo IBGE – ou seja, a série de vendas do varejo e a série de produção industrial – não tenham inteira correspondência. Isto demonstra que, como ocorrera em 2011, a indústria brasileira continua em 2012 sendo incapaz de atender o mercado interno consumidor de bens, cedendo mercados ao produto importado a despeito da taxa de câmbio mais favorável. Em parte isto reflete o acumulo de distorções geradas no passado que somente agora a política econômica resolveu atacar de forma decidida. De outra parte, é reflexo do tempo necessário para que várias políticas já adotadas tenham efeito para reduzir o custo industrial e reposicionar a competitividade da indústria.

Em 2011 os dados de variação do varejo e da produção industrial foram de: 6,7% e 6,6%, respectivamente para o varejo restrito e ampliado, e de 0,4% e -0,5%, para a indústria geral e indústria de bens de consumo; em 2012, no acumulado de janeiro a setembro, o varejo evoluiu 8,9% e 7,8% (varejo restrito e ampliado), enquanto a produção industrial caiu -3,4% e -2% (indústria geral e indústria de bens de consumo).
 

 

 

 

 

Leia outras edições de Análise IEDI na seção Economia e Indústria do site do IEDI


Leia no site do IEDI: Efeitos da Dupla Assimetria Cambial na Indústria Brasileira – Estudos de Casos - Estudo que mostra as consequências, do ponto de vista dos empresários da indústria brasileira, da dupla assimetria cambial existente na economia brasileira, que possui moeda apreciada ao mesmo tempo em que compete com países concorrentes que praticam uma política cambial agressiva, com taxa de câmbio real sobre-desvalorizada.