1º de junho de 2012

PIB
Estagnação da economia
e crise do investimento


   

 
Os dados que o IBGE divulgou hoje sobre o PIB deixam claros os delineamentos da economia brasileira desde meados do ano passado, nenhum deles, a propósito, favoráveis. Primeiro, são três trimestres de desempenho pífio do PIB global, o que se não caracteriza um processo recessivo, define indubitavelmente o quadro econômico recente como de estagnação. Segundo, se na formação desse quadro a crise industrial teve preponderante papel, atualmente não há macro-setor econômico brasileiro que não passe por dificuldades refletidas seja em crescimento negativo ou forte desaceleração. Em uma parcela que achamos ser importante, o contágio da retração industrial responde por essa generalização da fase adversa pela qual passa a economia brasileira.

Terceiro, se já era claros os sinais de problemas na sustentação do grande dinamismo outrora vigente no consumo das famílias, os dados mais atualizados mostram que está no investimento – que declinou cada vez mais ao longo dos últimos três trimestres – a matriz da reversão da fase de crescimento para a de estagnação econômica. O inevitável encolhimento das inversões industriais diante do quadro de forte declínio da produção da indústria que seguidamente perdeu mercado para o produto importado é fator decisivo para a redução dos investimentos totais realizados na economia.

Em suma, a economia está estagnada e isto não é mais fruto só dos problemas da indústria. E a melhor orientação de política de combate ao quadro atual não mais deve ter a ênfase que anteriormente teve com sucesso no incentivo ao consumo, mas, sim, deve incentivar o investimento nas linhas que o IEDI já vem sublinhando: reforço do investimento público em infraestrutura, mais amplas iniciativas de parcerias com o setor privado nesse setor e incentivos poderosos e de grande eficácia para ativar o investimento privado em todos os setores da economia, inclusive o setor industrial. O instrumento para tanto é a depreciação acelerada para inversões que se realizarem nos próximos doze meses.
 

 
O PIB cresceu 0,2% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o quarto trimestre de 2011, com ajuste sazonal. Os valores agregados pela Indústria e pelos Serviços aumentaram, respectivamente, 1,7% e 0,6%; movimento contrário ao da agropecuária, cujo valor agregado caiu 7,3%.

O crescimento da indústria foi o resultado dos desempenhos positivos da indústria de transformação (1,9%), da construção civil (1,5%), do setor de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (1,5%), os quais fizeram frente ao recuo de 0,5% da extrativa mineral.

No setor de serviços, por sua vez, as atividades de administração, saúde e educação pública (1,8%), comércio (1,3%), transporte, armazenagem e correio (0,9%), serviços de informação (0,6%) cresceram de modo mais robusto do que em outros serviços (0,2%) e nas atividades imobiliárias e aluguel (0,1%). Intermediação financeira e seguros recuou 0,8%.

Sob a ótica da demanda, o consumo da administração pública (1,5%) e o consumo das famílias (1,0%) aumentaram no primeiro trimestre com relação ao último trimestre de 2011, enquanto que a formação bruta de capital fixo caiu 1,8%.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2011, o PIB cresceu 0,8% – resultado dos aumentos de 0,6% e 1,6%, respectivamente, do valor adicionado a preços básicos e dos impostos sobre produtos líquidos de subsídios

O destaque negativo ficou por conta da agropecuária, cujo valor agregado recuou 8,5% em relação ao primeiro trimestre de 2011. Segundo o IBGE, alguns produtos da lavoura, que possuem safra relevante no primeiro trimestre, registraram recuos importantes nesse período: soja (–11,4%), arroz (–13,8) e fumo (–15,9%).

O valor agregado pela indústria apresentou ligeiro aumento de 0,1% na comparação primeiro trimestre deste ano ante igual período de 2011. Dos setores da indústria, o valor agregado da transformação caiu 2,6%, resultado contrabalançado pelas outras atividades da indústria: eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (3,6%), construção civil (3,3%) e extrativa mineral (2,2%).

O setor de serviços, por sua vez, cresceu 1,6%. Todas as atividades que o compõem registraram variações positivas, quais sejam: serviços de informação (4,1%), administração, saúde e educação pública (2,9%), comércio (1,6%), transporte, armazenagem e correio (1,2%), serviços imobiliários e aluguel (1,2%), intermediação financeira e seguros (0,3%) e outros serviços (0,5%).

Ainda na comparação com o mesmo período do ano anterior, o consumo das famílias apresentou crescimento de 2,5% e o consumo da administração pública, de 3,4%. O resultado negativo do lado da demanda veio da formação bruta de capital fixo, que caiu 2,1%.

 

 
Nos últimos quatro trimestres encerados no primeiro deste ano, o PIB acumulou crescimento de 1,9% em relação aos quatro trimestres anteriores, resultado do desempenho do valor adicionado, nesse período, da agropecuária (0,8%), indústria (0,7%) e serviços (2,1%).

Dentre as atividades industriais, o setor de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (3,5%), construção civil (3,1%) e extrativa mineral (2,9%) lograram desempenhos positivos e fizeram frente à retração do valor agregado da indústria de transformação (queda de 1,1%).

Todas as atividades do setor de serviços apresentaram resultados positivos nos últimos quatro trimestres: serviços de informação tiveram aumento de 4,8%; comércio, de 2,5%; intermediação financeira e seguros, de 2,4%; administração, educação pública e saúde pública, de 2,3%; transporte, armazenagem e correio, de 2,0%; outros serviços, de 1,5%; e serviços imobiliários e aluguel, de 1,3%.

Sob a ótica da demanda, ainda na comparação dos últimos quatro trimestres, o consumo das famílias cresceu 3,2%, seguido pelo consumo da administração pública (2,3%). A formação bruta de capital fixo aumentou 2,1%. Com os resultados fracos da formação bruta de capital fixo, a taxa de investimento no primeiro trimestre de 2012 recuou para 18,7% do PIB – no último trimestre de 2011, ela era de 19,5%.

  

 

 

 

 

 

 

 

Leia outras edições de Análise IEDI no site do IEDI


Leia no site do IEDI: Uma Comparação entre a Agenda de Inovação da China e do Brasil - Estudo que mostra que o gasto em P&D da China, em relação ao PIB, tem crescido a taxas elevadíssimas nos últimos anos e é hoje cerca de 40% maior que o do Brasil. Medido em dólares americanos pelo poder de paridade de compra, PPC, os dispêndios anuais em CT&I são seis vezes e meia maior na China relativamente aos registrados no Brasil.