Prezados Conselheiros,

O resultado de hoje da produção da indústria brasileira mostra um setor ainda em declínio, com queda de 0,2% em abril com relação a março (-0,5% no mês anterior) e acumulando no primeiro quadrimestre do ano um declínio de 2,8%.

O setor industrial inicia, portanto, o segundo trimestre deste ano com resultados ainda desfavoráveis. Porém certos sinais que ainda precisam ser confirmados indicam que o quadro geral da indústria está “menos ruim”.

O desempenho ainda negativo refletiu a retração da produção nos setores de bens duráveis (–0,5%) e bens semi e não duráveis (–1,4%), enquanto bens de capital registrou aumento de 1,9% e em bens intermediários – o setor com maior peso dentro da indústria - houve estagnação.

Cabe notar que o recuo em bens semi e não duráveis poder estar respondendo à retração que parece ter sido pontual na produção de alimentos (-3,7%) e em produtos farmacêuticos
(-8,5%).

A seguir mais informações sobre o tema.

Atenciosamente,

Julio Gomes de Almeida
IEDI - Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial


31 de maio de 2012

Indústria
Desempenho menos ruim


  

 
O setor industrial iniciou o segundo trimestre deste ano com resultados ainda desfavoráveis, porém com sinais que ainda precisam ser confirmados de que o quadro geral da indústria está “menos ruim”. De fato, após a queda de 0,5% registrada em março, a produção industrial recuou 0,2% em abril – ambas as taxas calculadas com relação ao mês imediatamente anterior com ajuste sazonal. Esse desempenho ainda negativo refletiu a retração da produção nos setores de bens duráveis (–0,5%) e bens semi e não duráveis (–1,4%), enquanto bens de capital registrou aumento de 1,9% e em bens intermediários – o setor com maior peso dentro da indústria - houve estagnação. Cabe notar que o recuo em bens semi e não duráveis poder estar respondendo à retração que parece ter sido pontual na produção de alimentos (-3,7%) e em produtos farmacêuticos (-8,5%).

Com relação a abril de 2011, a produção caiu em todos os grandes setores industriais. Refletindo os problemas de sustentação dos ciclos de consumo e de investimento na economia brasileira, a produção de bens de consumo duráveis acusou recuo de 6,1% e a de bens de capital, 4,1%. No primeiro setor, destacaram-se negativamente a fabricação de telefones celulares (–20,3%), automóveis (–2,7%), eletrodomésticos da “linha marrom” (–8,4%) e motocicletas (–19,2%). Já no setor de bens de capital, os destaques negativos em abril com relação a abril do ano passado vieram da produção de bens de capital para equipamentos de transporte (–9,8%), bens de capital para construção (–12,8%) e bens de capital para energia elétrica (–3,0%).

Ainda na mesma comparação, com quedas menos intensas do que a registrada para a média da indústria (–2,9%), aparecem os setores de bens intermediários (–2,0%) e de bens semi e não duráveis (–1,1%). No de intermediários, o resultado negativo decorreu, sobretudo, do desempenho dos segmentos de metalurgia básica (–4,7%), veículos automotores (–9,2%), têxtil (–8,3%), alimentos (–4,7%), borracha e plástico (–5,3%), produtos de metal (–3,8%) e minerais não metálicos (–1,8%). No de semi e não duráveis, as maiores influências negativas vieram dos grupamentos “outros não duráveis” (–2,5%) e “semiduráveis” (–6,4%) e do segmento de alimentos e bebidas elaborados para consumo doméstico (–1,2%).

No acumulado do ano até abril, a produção industrial apresenta queda de 2,8%, com recuos expressivos nas atividades produtivas dos setores de bens duráveis (–10,3%) e de bens de capital (–9,8%). Com esses dados, a taxa anualizada de crescimento da produção industrial passou de –1,0% em março para –1,1% abril. A expectativa é que, no segundo semestre, a indústria inicie a recuperação de suas atividades, mas que não será suficiente para expandir sua produção acima de 1,7% em 2012.
 

 
Segundo dados divulgados pelo IBGE, a produção industrial apontou variação negativa de 0,2% em abril de 2012 frente ao mês imediatamente anterior – com ajuste sazonal –, segundo resultado negativo consecutivo nesse tipo de comparação. Frente a igual mês do ano anterior, o setor industrial também mostrou queda na produção (–2,9%), oitava taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação. Com isso, o índice acumulado para o primeiro quadrimestre do ano registrou redução de 2,8%, ritmo de queda igual ao do fechamento do primeiro trimestre do ano. Nos últimos doze meses, a taxa recuou 1,1%, mantendo a trajetória descendente iniciada em outubro de 2010 (11,8%).

Entre as categorias de uso, na comparação com o mês imediatamente anterior, bens de consumo semi e não duráveis (–1,4%) e bens de consumo duráveis (–0,5%) apontaram as taxas negativas. O setor de bens intermediários (0,0%) ficou estável frente ao patamar do mês imediatamente anterior, após recuar 0,8% em março último, enquanto o segmento de bens de capital (1,9%) avançou pelo terceiro mês consecutivo, acumulando expansão de 10,9% nesse período.

No confronto com igual mês do ano passado, bens de consumo duráveis (–6,1%) e bens de capital (–4,1%) registraram as quedas mais elevadas em abril de 2012. O setor produtor de bens de capital também apontou recuo mais intenso que a média nacional (–2,9%), influenciado pela perda verificada em bens de capital para equipamentos de transporte (–9,8%), bens de capital para construção (–12,8%) e para energia elétrica (–3,0%). Os segmentos de bens de consumo semi e não duráveis (–1,1%) e de bens intermediários (–2,0%) também assinalaram queda na produção, com o primeiro interrompendo uma sequência de três meses de taxas positivas, e o segundo apontando o seu segundo resultado negativo consecutivo nesse tipo de comparação.

No acumulado do ano, o destaque negativo ficou para bens de consumo duráveis (–10,3%) e bens de capital (–9,8%). O setor produtor de bens intermediários (–1,5%) apontou recuo menos acentuado que o da média da indústria (–2,8%), enquanto o segmento de bens de consumo semi e não duráveis, com expansão de 0,7%, assinalou o único resultado positivo no índice acumulado dos quatro primeiros meses do ano.

 

 
Setorialmente, treze dos vinte e sete ramos pesquisados apontaram redução na produção. Os principais impactos negativos sobre a total da indústria vieram de alimentos (–3,7%), farmacêutica (–8,5%), equipamentos de instrumentação médico-hospitalares, ópticos e outros (–11,6%), bebidas (–1,6%), minerais não metálicos (–1,4%), outros produtos químicos (–0,6%), borracha e plástico (–1,2%) e produtos de metal (–1,1%). Por outro lado, entre as atividades que avançaram a produção nesse mês, os setores de maior importância foram: edição, impressão e reprodução de gravações (6,7%), veículos automotores (2,4%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (5,9%), refino de petróleo e produção de álcool (1,3%), material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (3,8%) e celulose, papel e produtos de papel (1,3%).

Na comparação com igual mês do ano anterior, a produção industrial registrou queda de 2,9% em abril de 2012, com taxas negativas em 14 dos 27 ramos, com destaque para: veículos automotores (–10,5%), farmacêutica (–18,2%), material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (–16,6%), alimentos (–3,1%), metalurgia básica (–4,7%), fumo (–20,6%), produtos de metal (–5,7%), têxtil (–7,7%), borracha e plástico (–4,9%) e vestuário e acessórios (–11,9%). Por outro lado, os principais impactos positivos ficaram com refino de petróleo e produção de álcool (6,0%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (14,4%) e celulose, papel e produtos de papel (3,9%).

No índice acumulado dos quatro primeiros meses de 2012, frente a igual período do ano anterior, o recuo ocorreu em 14 dos 27 ramos investigados: veículos automotores (–17,9%) material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (–14,0%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (–9,3%), metalurgia básica (–4,0%), farmacêutica (–5,1%), borracha e plástico (–5,3%), têxtil (–7,6%), produtos de metal (–4,7%) e vestuário e acessórios (–13,5%). Dentre as atividades que influenciaram a taxa positivamente destacaram-se: outros produtos químicos (4,8%), refino de petróleo e produção de álcool (4,7%), outros equipamentos de transporte (5,2%) e perfumaria, sabões e produtos de limpeza (6,2%).

 

 

 

 

 

 

 

Leia outras edições de Análise IEDI na seção Economia e Indústria do site do IEDI


Leia no site do IEDI: Efeitos da Dupla Assimetria Cambial na Indústria Brasileira – Estudos de Casos - Estudo que mostra as consequências, do ponto de vista dos empresários da indústria brasileira, da dupla assimetria cambial existente na economia brasileira, que possui moeda apreciada ao mesmo tempo em que compete com países concorrentes que praticam uma política cambial agressiva, com taxa de câmbio real sobre-desvalorizada.