10 de janeiro de 2012

Indústria Regional
Prevalecendo a perda de dinamismo


   

 
Os dados desagregados da indústria por região mostram que o aumento de 0,3% registrado na produção industrial em novembro decorreu de uma recuperação das atividades produtivas nos três principais centros industriais do País, quais sejam: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Neste último estado, a produção cresceu 4,6% em novembro com relação a outubro – com ajuste sazonal – e, no Rio de Janeiro e em São Paulo, os aumentos foram de 3,9% e 1,9%, respectivamente.

Se ocorreu alguma recuperação na margem nesses estados do sudeste, o mesmo não se pode dizer ao se comparar novembro de 2011 a igual mês de 2010. No estado paulista, a produção de novembro ficou 4,9% abaixo da registrada em novembro de 2010, aprofundando o desempenho ruim observado em setembro (–3,9%) e outubro (–4,5%) – taxas de variação com relação ao mesmo mês do ano anterior. No Rio, a produção havia caído 1,5% em outubro e voltou a cair esse mesmo percentual em novembro. Em Minas, houve aumento em novembro (2,8%), mas ele não pode ser tão comemorado, pois sucedeu quatro quedas e algumas muito fortes: –0,2% em julho; –0,6% em agosto; –5,8% em setembro; e –3,6% em outubro.

O fato é que a indústria desses estados e a indústria em geral estão perdendo dinamismo. No terceiro trimestre de 2011 frente ao mesmo trimestre de 2010, a produção da indústria brasileira foi nula e, no acumulado dos dois primeiros meses do quarto trimestre (outubro e novembro) com relação a igual período de 2010, ela foi 2,4% menor. Esse comportamento pode ser observado em várias regiões do País. Por exemplo, em São Paulo, a produção passou de –0,2% no terceiro trimestre para –4,7% no acumulado outubro-novembro; no Rio, de –0,3% para –1,5%.

Como resultado dessa perda de ritmo da indústria, sobretudo no segundo semestre de 2011, a produção industrial acumulou aumento de somente 0,4% entre janeiro e novembro, muito devido aos desempenhos decepcionantes da atividade fabril nos estados de São Paulo (0,5%), Minas Gerais (0,6%) e Rio de Janeiro (0,8%).

Por fim, é importante registrar, como essa Análise vem fazendo, o momento ruim pelo qual a produção industrial da Região Nordeste vem passando. Ela continua sofrendo forte retração (–2,9% em novembro frente a outubro, com ajuste sazonal, e –4,8% no acumulado dos onze primeiros meses de 2011), sobretudo em decorrência da diminuição da produção dos segmentos têxtil, refino de petróleo, produtos químicos, motores elétricos e metalurgia.

Leia aqui o texto completo desta Análise.